quarta-feira, 9 de março de 2016

Lula pode virar ministro de Dilma para ter foro privilegiado

Lula pode virar ministro de Dilma para ter foro privilegiado

Ministros próximos de Dilma e de Lula tentaram convencer o ex-presidente a aceitar a oferta. Só falta o "chefe" virar ministro da Justiça para blindar a si próprio. Segundo a reportagem, há fortes temores na cúpula do governo de que as investigações possam tentar levar Lula à prisão, especialmente após sua condução coercitiva na última sexta-feira (4).

Não sei se Dilma realmente lhe daria uma pasta ou se está só posando de acolhedora por meio da imprensa.
Mas esse papo de que Lula “resiste à ideia” de ter foro privilegiado do STF petista pode servir a dois objetivos:

1) para depois ele posar, se virar ministro, como alguém que foi convencido pelos outros, eximindo-se da responsabilidade direta de amarelar para Sergio Moro.

2) para depois ele posar, se não virar ministro, como alguém que tinha a opção de fazê-lo e, mesmo assim, preferiu ficar à disposição das autoridades (evitando, claro, a confissão escancarada de culpa).
O fato é que Lula está em Brasília tramando com Dilma a melhor forma de ambos se salvarem (ou tramando com o PMDB a melhor forma de derrubar Dilma).



Se dependesse só dele, emplacaria seus camaradas Paulo Teixeira ou Wadih Damous no Ministério da Justiça; o problema é que uma escolha tão escancarada para blindar Lula pode ser um desgaste político fatal para o governo moribundo de Dilma (que, com medo da perda progressiva de apoio, cogita até apressar o rito de impeachment para tentar se livrar de uma vez do processo).
Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil



0 comentários :

Postar um comentário

Os Comentários podem sofrer moderação.

Receba em seu Email:

Digite seu Email:

Entregue por FeedBurner

Postagens Populares

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

Mais Popular